Mapa – Cenários da Indústria Automotiva – RMC 2020

A publicação “Cenários da Indústria Automotiva – RMC 2020” é resultado da pesquisa realizada no Observatório de Desenvolvimento Industrial do ODI/PR e apresenta um conteúdo estratégico que compreende a concepção de cenários de futuro sob o ponto de vista setorial, levantadas tendências e recomendadas políticas e ações institucionais para o desenvolvimento sustentável da indústria.

O projeto desenvolvido pelo Observatório de Desenvolvimento Industrial do ODI/PR também contemplou a etapa Diagnóstico e Análise de Tendências. Nesta etapa, foram efetuados levantamentos de informações relacionados ao setor ou cadeia selecionado. A partir destes levantamentos foram realizados diagnósticos em nível global e específico, análises de tendências, identificação das competências atuais necessárias para o desenvolvimento da indústria, além de uma análise estrutural que permite a identificação de variáveis consideradas importantes para a realização das demais etapas do trabalho.

A análise estrutural é uma ferramenta utilizada para o diagnóstico das relações de influência e dependência entre as variáveis de um sistema. O Setor Automotivo recebe influências de múltiplas dimensões e contextos, assim como influencia o ambiente ao seu redor. Com o objetivo de compreender melhor o sistema do qual o Setor Automotivo faz parte, a equipe de pesquisa do ODI/PR realizou um amplo levantamento das variáveis mais importantes para o setor a partir dos estudos de diagnóstico e análise de tendências. As variáveis foram classificadas conforme sua dimensão (global, regional e local) e tema (ambiental, econômica, energética, RMC, governo, indústria automotiva, infraestrutura, mercado, produto automotivo, tecnológica, social). De uma lista inicial de cerca de 250 variáveis, a equipe de pesquisa do ODI/PR consolidou-as em 46.  Após um trabalho de refinamento, 23 variáveis foram contempladas na elaboração do questionário prospectivo.

Este projeto contou com a participação de mais de 125 especialistas, que ao analisarem 23 variáveis impactantes para o setor contribuíram para a construção dos cenários provável e desejável. As informações estratégicas resultantes deste estudo podem auxiliar na tomada de decisão de diferentes atores, preparando o setor para oportunidades e mudanças futuras. As variáveis consideradas no projeto podem ser visualizadas detalhadamente nos arquivos abaixo disponíveis para consulta.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s