Brasil pode anunciar o fim do acordo com México

Segundo os principais jornais, o Brasil pode anunciar em breve o rompimento do acordo com o México esta medida visa barrar as exportações de veículos do México para o mercado brasileiro que cresceu muito nos últimos anos.  O motivo seria o crescimento nos últimos anos das importações de veículos e peças vindos do México e a resistência do governo daquele país em elevar o índice de nacionalização de seus produtos. Na situação em que está, o governo brasileiro teme uma invasão de automóveis locais no Brasil. Atualmente, pelo acordo estabelecido, os veículos fabricados no México e exportados para o Brasil não são considerados como importados, ficando isentos do Imposto de Importação e do adicional do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos estrangeiros de 33 pontos percentuais.

Em 2011, o Brasil teve um déficit no comércio de veículos de mais de US$ 1,5 bilhão. Atualmente, várias montadoras, como a Chrysler, Dodge, Fiat, Ford, GM, Honda, Nissan e VW, exportam seus veículos do México para o Brasil. Lá são produzidos o Chrysler Journey, Fiat 500, Fiat Freemont, Chevrolet Captiva, Chevrolet Malibu, Dodge RAM, Honda CRV, Nissan March, Nissan Tiida, Nissan Versa e Nissan Sentra, além de VW Jetta, VW Bora e VW Beetle, todos eles vendidos no mercado brasileiro com preços atrativos. Caso o acordo seja cancelado, esses modelos teriam que pagar Imposto de Importação e o adicional de 33 pontos percentuais de IPI, inviabilizando a sua venda por aqui.

Fonte: http://www.correaneto.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias - Cenário Econômico, Notícias - Empresas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s