Sabão magnético pode limpar vazamentos de óleo

Cientistas criaram um sabão magnético. O sabão, feito com sais ricos em ferro dissolvidos em água, reage a um campo magnético externo quando colocado em uma solução. Essa propriedade em um sabão totalmente funcional, que lava de verdade, pode ser a solução para a limpeza de derramamentos de óleo, já que ele pode ser facilmente coletado após o uso, reduzindo o impacto ambiental.

Os cientistas procuram há muito tempo uma maneira de controlar os sabões – ou surfactantes, como eles são conhecidos na indústria – para aumentar sua capacidade de dissolver óleo em água e depois removê-los. As aplicações potenciais dos surfactantes magnéticos são enormes. Sua capacidade de responder ao magnetismo permite que uma ampla gama de suas propriedades seja alterada ligando ou desligando um campo magnético externo. Isso inclui a condutividade elétrica, o ponto de fusão, o tamanho e a forma dos agregados e até a rapidez com que ele se dissolve em água. Esses fatores são fundamentais para a aplicação de sabões em uma variedade de ambientes industriais. Suas propriedades magnéticas também tornam mais fácil sua captura e remoção, sugerindo novas aplicações em limpeza ambiental e no tratamento de água.

Fonte: Inovação tecnológica

Esse post foi publicado em Notícia Especial, Notícias - Tecnologia & Meio Ambiente e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário